noticias Seja bem vindo ao nosso site Face Tv Brasil!

Brasil

Especialista dá dicas de como lidar com a ansiedade durante o Enem

Especialista dá dicas de como lidar com a ansiedade durante o Enem

Publicada em 30/10/23 às 21:26h - 37 visualizações

Face Tv Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia Especialista dá dicas de como lidar com a  ansiedade  durante o Enem  Compartilhar a noticia Especialista dá dicas de como lidar com a  ansiedade  durante o Enem  Compartilhar a noticia Especialista dá dicas de como lidar com a  ansiedade  durante o Enem

Link da Notícia:

Especialista dá dicas de como lidar com a  ansiedade  durante o Enem
 (Foto: Face Tv Brasil)
A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, já começou. E, na reta final da maratona de estudos, muitos estudantes têm dificuldades para lidar com  a ansiedade e o nervosismo.  “E se eu congelar na hora da prova" e "se cair uma matéria que não estudei" são perguntas que rondam a cabeça de muitos alunos. 

Nessas horas, é essencial tentar manter a calma, diz Saulo Pereira, consultor pedagógico do LIV, programa que desenvolve as habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes de mais de 600 escolas em todo o Brasil. Uma das maneiras para trabalhar a autorregulação é não ficar pensando apenas nas fórmulas de matemática ou acontecimentos históricos, no que pode cair, ou não, nas provas. “É importante que o estudante se lembre do quanto já se preparou até aqui. Foram muitas provas, simulados, rotinas de estudo, cada um à sua maneira e intensidade. Essa estratégia de  pensar que a maior parte do caminho já foi percorrida pode ajudar”, diz Saulo

A calma e a autoconfiança podem fazer diferença no resultado, já que as vagas serão bem disputadas. Foram 3,9 milhões de inscritos, segundo dados divulgados pelo Inep. Para ter um bom desempenho, uma das dicas do especialista é focar no que já se sabe. Segundo Saulo, a véspera da prova não é o momento para tentar aprender algo novo. É melhor revisar o que já foi estudado, algo que já foi aprendido. Isso trará menos ansiedade. Ele sugere mais algumas estratégias: “pode ser um mapa mental, pode escrever para fixar na memória aquilo que não se quer perder”, recomenda.

Outro cuidado, segundo o especialista, é tentar se exercitar nas semanas que antecedem as provas. “Sei que o estudante está focado no estudo, mas sabemos que corpo e mente estão interligados e que o exercício físico pode ajudar na ansiedade. Caminhar num parque, andar de bicicleta, não importa qual atividade será feita, o importante é fazer”, diz o consultor do LIV, que ressalta que a alimentação é outro ponto de atenção. “É importante que o estudante se conheça e saiba qual tipo de comida o fará se sentir mais confortável. O estudante pode pedir para fazerem ou até mesmo cozinhar ele mesmo algo gostoso, afetivo, que o deixe confortável”.  

O especialista do LIV também tem dicas para os dias de prova. ''Abriu o caderno e viu que tem textos enormes, uma redação com tema fora do esperado? Respire. Essa é a primeira coisa. Pode parecer óbvio, mas a respiração consciente pode ajudar. Existem diversas técnicas para ficar mais tranquilo".

Passado o primeiro momento, é preciso se preparar para o dia 12. “A melhor maneira é esvaziar a mente e relaxar. Não adianta revisitar o caderno de provas e pensar no que errou. Estar com quem você ama, em locais que te fazem feliz é essencial”, finaliza Saulo, que lembra que o aluno pode ficar nervoso, mas não se deixar dominar pelo sentimento. "Não conseguimos controlar o que sentimos, mas podemos escolher o que fazer com esse sentimento”, diz.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (14)92000-2327

Visitas: 23745
Usuários Online: 35
Copyright (c) 2024 - Face Tv Brasil
Converse conosco pelo Whatsapp!